Editora Edições Natureza ©       O material apresentado, não substitui as orientações do profissional de saúde.                                  "Todas as informações contidas neste site, têm apenas caráter informativo e não visam prescrever, diagnosticar ou substituir o conselho médico".  


  úlceras bucais / estomatite

Afta é uma pequena úlcera na boca que pode surgir por diversas razões. Frutas cítricas e comidas muito condimentadas podem causá-la. Em geral, a afta está ligada a distúrbios como diarréia e má digestão. No entanto, certas pessoas têm afta depois de uma febre alta ou porque estão com problemas emocionais. Em algumas mulheres elas aparecem durante o período menstrual. As feridas podem ainda ser uma reação a antibióticos e antiinflamatórios, remédios que liberam substâncias ácidas no esôfago. Alguns têm maior predisposição para o problema por motivos hereditários.

PREVENÇÃO:
Quem tem propensão para aftas deve evitar consumir frutas e condimentos ácidos e, na medida do possível, combater o estresse. Não é normal ficar com a mesma ferida aberta por mais de dez dias. Uma lesão que não cicatriza pode indicar uma doença mais séria como o câncer de boca. As úlceras bucais - aftas são chagas que se produzem depois de alguns dias, quando a pessoa tem febre.
Apresentam-se na parte interna dos lábios e da boca.

Os sintomas são:

As aftas são lesões doloridas, de formato oval, acinzentadas ou brancas no centro e avermelhadas nas bordas. As feridas aparecem principalmente na língua, nos lábios e na parede das bochechas. Elas raramente surgem nas gengivas ou no céu da boca. Qualquer ferimento que durar mais de 15 dias para ser curado deve ser analisado com atenção porque pode ser um tumor.

Inflamações com bolhas. Se uma bolha se romper, sai um pouco de líquido e forma uma chaga com crosta, que ocasiona dor e algum desconforto.

Causas :

As causa mais comuns são infecções virais do tipo herpes benigno. Normalmente desaparecem depois de 8 a 10 dias.
As bolhas também se formam devido à febre que é provocada por alguma infecção.

Tratamento:

Não existem remédios para curar as aftas, apenas produtos para aliviar seus sintomas. Há pomadas que formam uma película protetora sobre a ferida para diminuir o atrito dos alimentos com a região machucada. Uma receita caseira: misturar uma ou duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e usar a mistura para fazer bochechos após as refeições. Por ser uma substância alcalina, o bicarbonato promove uma espécie de cauterização – queima – das aftas. A própolis ajuda na cicatrização das lesões, mas outros medicamentos como o mertiolate e o mercurocromo são agressivos para esse tipo de ferida. A violeta genciana também não funciona nesse caso. Na pior das hipóteses, as feridas desaparecem espontaneamente entre sete e dez dias.

Enxaguar a boca com extrato de Aloe Vera varias vezes ao dia, ou então usar pomada para os lábios com Aloe Vera e Jojoba; aplicação de extrato de própolis com um cotonete ou bochechar própolis levemente diluido em água também produz excelente resultado.

Quando o médico é necessário.
Quando os sintomas são repetidos, constantes e intensos.

Terapia natural:

* Aloe Vera Gel + Pure Chlorophyll - Essa associação reduz a fermentação digestiva e melhora o funcionamento do fígado...
* Levedo de Cerveja - Ajuda no processo digestivo...
* Própolis solução - Aplicar na bolha com cotonete ou fazer bochecho de 2 minutos...

Outros nutricionais:
- Extrato Ativador de Aloe Vera em gargarejo ou bochechos ou então aplicar na ferida com algodão.
- Aloe Própolis Creme - aplicar nas feridas.
- Chlorella - pode substituir o Chlorophyll
- Squalene Spray - Aplicar na área afetada.

Alternativas adicionais:
- Extrato ativador de Aloe Vera em gargarejos.
- Aplicar Creme dental com Aloe.
- Uso de complementos nutricionais com Vitaminas C - E
- Uso de multiminerais - zinco e germânio.


-

Clique em cima da letra inicial da doença   

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z  

Afta  Alopécia  Anemia falciforme  Anorexia  Arteriosclerose  Astigmatismo  AIDS  Amenorréia  Anemia ferropriva Apendicite  Artrite  Autismo  Alergia  Amigdalite  Aneurisma cerebral  Arritmia  Asma


Medicina Alternativa®

 

 

CONSULTA INFORMATIVA